sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Os Leões de Al-Rassan (Guy Gavriel Kay)

Esqueçam tudo o que já leram sobre a Reconquista na Península Ibéria… Imaginem antes uma terra exótica e mágica habitada por três poderosas raças que se digladiam entre si por poder e preconceitos religiosos.
No entanto tudo vai mudar quando três pessoas, uma de cada uma das três grandes raças, a Jadita (Cristã), a Asharita (Islâmica) e a Kindate (Judaica), são obrigadas a empreender uma jornada juntos que vai colocar em causa todos os seus preconceitos e fazê-los balançar constantemente entre a lealdade e a honra que devem ao seu povo e a amizade pelos novos companheiros.
Quem diria que a simples inspiração da mítica história de El Cid e a gravura de uma mulher que analisa um frasco de urina seria o suficiente para criar uma história de tal envergadura. Foi um livro capaz de me fazer esquecer tudo o que estava à volta para me perder por horas que pareceram passar demasiado rápido na fantástica e mágica Al-Rassan.
Adorei os personagens, principalmente Hehane bet Ishak, uma física Kindate que, num mundo dominado pelos homens, alia à sua beleza e sensualidade uma grande inteligência e coragem que provoca fortes sentimentos aos seus dois companheiros. Instantaneamente desde o início senti uma grande empatia e ligação com a personagem que com o seu carisma ilumina todo o livro.
Os seus amigos são também personagens fascinantes. Ammar ibn Khairan é um dos seres mais contraditórios mas mais interessantes que eu já tive o prazer de conhecer através de um livro, um mercenário e assassino Asharita, mas com alma de poeta e cheio de valores elevados. E por fim, Rodrigo Belmonte um honrado cavaleiro Jadita, um grande líder militar, famoso por duas razões: uma por nunca ter conhecido a derrota e a outra por ser casado com uma beleza lendário.
Os três foram um trio literário inesquecível que ficará para sempre marcado na minha memória.
O livro seduziu-me completamente com a sua prosa artística, ora lenta e envolvente nas suas descrições, ora rápida e letal nos seus momentos de acção.
Um livro que recomendo a todos, cuja temática se mantem muito actual pois infelizmente os conflitos religiosos mantém-se ainda bastante acesos nos dias de hoje. Talvez este livro possa ser também útil para abrir algumas mentalidades...



Autor: Guy Gavriel Kay


Editora: Saída de Emergência


Páginas: 552


Género: Romance histórico/Fantasia

4 comentários:

  1. Também já li este livro.

    É fantástico! Foi um livro que só li devido a ter sido uma oferta, mas que graças a essa sorte me fez adorar este autor!!

    ResponderEliminar
  2. De facto, muito bem escrito, um livro para (pelo menos) dois tipos de público.
    Espero que entre as duas consigamos levar mais pessoas a lê-lo, que bem merece!

    ResponderEliminar
  3. Este livro é um dos meus favoritos de sempre!
    Surpreendeu-me a forma arrebatadora como me agarrou e nunca mais me largou. "Obriguei" uma amiga a aproveitar uma promoção em que estava como oferta, e oferecei um a outra amiga.Ainda hoje falámos sobre ele... Um verdadeiro aquecedor de almas, este livro :)

    ResponderEliminar
  4. É óptimo ver que foi um livro tão apreciado.
    :)

    ResponderEliminar